Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos (CBO 2392-05): Imagine um mundo onde a comunicação não depende apenas da audição. Esses professores são os guias que conduzem alunos surdos e com deficiência auditiva através do vasto universo do conhecimento. Para entrar nesse ofício, é necessário ter um diploma de curso superior na área de educação, além de cursos ou especializações na área de educação especial. Esses profissionais trabalham em ambientes fechados, geralmente em horário diurno, e podem enfrentar situações de estresse, especialmente quando lidam com a diversidade de necessidades de seus alunos. Apesar dos desafios, a recompensa de ver seus alunos progredirem e superarem obstáculos é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 3,261 profissionais que atuam como Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,448.78 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,435.99, enquanto a mediana fica em R$ 3,448.78, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,847.69. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,871.31, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração desses profissionais, que oscila entre R$ 2,435.99 e R$ 4,847.69, pode ser considerada modesta no contexto brasileiro, onde salários acima de R$ 5,000.00 são vistos como confortáveis. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para professores de alunos com deficiência auditiva e surdos no Brasil registrou um saldo de 64 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 45 em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa diminuição sinaliza um possível ajuste na demanda por profissionais nesta área, embora ainda haja um saldo positivo, indicando que as contratações continuam a superar os desligamentos.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram a administração pública, com 18 novos postos, seguida pelos serviços de malote, com 16 vagas. O ensino fundamental também se destacou, com 12 contratações, enquanto os serviços de assistência social e a educação infantil - creche - compartilharam o quinto lugar, ambas com 9 vagas. Esses números mostram que o governo e os serviços educacionais são fundamentais para a continuidade dessas contratações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.