Produtor cultural (CBO 2621-05): Imagine alguém que tem a habilidade de transformar ideias abstratas em eventos artísticos vibrantes e memoráveis. Essa pessoa é o produtor cultural, o condutor invisível por trás de espetáculos teatrais, exposições de arte, produções musicais e muito mais. Embora não haja um nível de escolaridade específico exigido para entrar nessa área, a tendência é que, cada vez mais, os profissionais tenham formação superior, dada a complexidade e a profissionalização crescente do setor. Os produtores culturais trabalham em ambientes variados, desde estúdios de gravação até palcos de teatro, e lidam com horários irregulares e equipes multidisciplinares. A chave para o sucesso nessa ocupação é a capacidade de gerenciar recursos financeiros, liderar equipes e manter um olho atento aos detalhes, garantindo que cada evento seja um sucesso.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 2,214 profissionais que atuam como Produtor cultural, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,500 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,100, enquanto a mediana fica em R$ 3,500, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,602.61. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 13,167.80, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de produtores culturais no Brasil tende a ser vista como baixa a moderada, situando-se principalmente abaixo de R$ 5,000. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, dada a ampla faixa entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso indica que, com o tempo e experiência, os produtores culturais têm a oportunidade de alcançar remunerações mais atrativas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para produtores culturais no Brasil até julho de 2025 mostra um saldo de contratações de 203, um aumento significativo de 104 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa melhoria reflete uma recuperação robusta na demanda por profissionais dessa área, sinalizando um otimismo crescente no setor cultural.
Os setores que mais têm impulsionado essas contratações são as agências de publicidade, que adicionaram 92 novos postos de trabalho. Logo atrás, o fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros contribuiu com 45 vagas. Os serviços de organização de eventos como feiras e congressos também se destacaram, com 13 novas oportunidades. Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e administração pública completam a lista, com 12 e 9 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.