Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante (CBO 2152-10): Imagine ser o capitão do submundo de um navio, responsável por manter todas as engrenagens funcionando perfeitamente. Essa é a vida de um primeiro oficial de máquinas, que coordena e chefiava o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas a bordo. Para chegar a esse posto, é necessário ter um bacharelado em Ciências Náuticas, obtido em escolas especializadas como o Ciaga no Rio de Janeiro ou o Ciaba em Belém. Após a formação, a experiência varia de zero a sete anos, dependendo das exigências regulatórias. Os primeiros oficiais de máquinas trabalham em turnos irregulares, confinados em embarcações, enfrentando altas temperaturas, ruídos e, às vezes, materiais tóxicos. Apesar dos desafios, eles são os verdadeiros heróis que mantêm os navios navegando tranquilamente pelos mares.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 961 profissionais que atuam como Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 25,962.50 e uma carga horária de 56 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 10,544.20, enquanto a mediana fica em R$ 25,962.50, com o terceiro quartil chegando a R$ 33,057.80. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 45,690.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Considerando as faixas salariais no Brasil, a remuneração dos primeiros oficiais de máquinas da marinha mercante é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, situando-se entre os salários altos e muito desejados. A margem de crescimento é claramente evidente, com uma diferença considerável entre o primeiro quartil e o top 5%, o que sugere que há espaço para progressão e melhorias salariais ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para primeiros oficiais de máquinas da marinha mercante no Brasil tem mostrado sinais de recuperação. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 28, um aumento de 4 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 24. Esses números indicam uma lenta, mas consistente, melhoria na demanda por esses profissionais.
Na liderança das contratações, a navegação de apoio marítimo se destaca, com um saldo de 25 novas vagas. Logo atrás, atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural, além do transporte marítimo de cabotagem - carga, compartilham o segundo lugar com 4 vagas cada. Agenciamento de cargas e locação de mão de obra temporária também contribuem positivamente, com 2 vagas cada. Esses setores representam a maioria das oportunidades para primeiros oficiais de máquinas da marinha mercante no Brasil.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.