Operador de telemarketing ativo e receptivo (CBO 4223-10): Imagine que você tem a habilidade de resolver problemas, vender produtos e coletar informações, tudo isso sem sair do seu lugar. Essa é a vida de um operador de telemarketing. Com apenas o ensino médio completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, você pode se juntar a esse time de profissionais que trabalha em call centers, customer centers ou até mesmo dentro de uma empresa, como o SAC. A rotina é intensa, com jornadas de seis horas em horários variados, e o trabalho é feito sob supervisão constante. Apesar da pressão que pode surgir quando as chamadas se acumulam, a recompensa de ajudar pessoas e fazer parte de uma equipe unida é incrível.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 286,656 profissionais que atuam como Operador de telemarketing ativo e receptivo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,412 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,292.14, enquanto a mediana fica em R$ 1,412, com o terceiro quartil chegando a R$ 1,525. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,159.22, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos operadores de telemarketing ativo e receptivo tende a ser vista como baixa pela maioria dos brasileiros, já que a maioria das pessoas não está satisfeita com salários abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa possibilidade de progresso pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar suas chances de alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para operadores de telemarketing ativo e receptivo no Brasil está aquecido. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 2,629, um aumento significativo de 623 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 2,006. Esses números mostram uma clara tendência de crescimento na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm impulsionado esse crescimento são, em primeiro lugar, o fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros, com 1,070 novas contratações. Logo depois vem o segmento de serviços combinados de escritório e apoio administrativo, com 983 contratações. Outros setores importantes são atividades de intermediação e agenciamento de serviços, com 527 contratações, serviços advocatícios, com 393, e atividades de cobrança e informações cadastrais, com 269 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.