Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (CBO 9911-15): Imagine ser o responsável por manter as vias férreas em perfeitas condições, garantindo que trens possam circular de maneira segura e eficiente. Essa é a missão dos operadores de máquinas especiais em conservação de via permanente. Para exercer esta função, é necessário ter o ensino médio completo e completar um curso básico de qualificação de até 200 horas. A prática profissional é crucial para dominar todas as nuances do ofício. Os operadores trabalham principalmente à noite, em equipes, e podem enfrentar condições desafiadoras, como posições desconfortáveis e ambientes subterrâneos. Apesar dos desafios, a sensação de manter as vias em perfeito estado é recompensadora.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 2,722 profissionais que atuam como Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,459.92 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,066.01, enquanto a mediana fica em R$ 2,459.92, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,220.61. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,470.64, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos operadores de máquinas especiais em trilhos tende a ser vista como modesta pela maioria dos brasileiros, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, há espaço para aumentos substanciais na remuneração, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos profissionais da área.
O mercado de trabalho para operadores de máquinas especiais em conservação de vias permanentes no Brasil registrou um saldo de contratações negativo de -203 até julho de 2025, representando uma redução de 197 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -6. Essa queda sugere um desaquecimento na demanda por esses profissionais, possivelmente refletindo mudanças nos investimentos em infraestrutura ferroviária.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações desse tipo de operador são variados. Os serviços especializados para construção não especificados anteriormente lideram com um saldo de 13. Em seguida, atividades de apoio à produção florestal, serviços combinados para apoio a edifícios, pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos, e cultivo de mamão somam 2 contratações cada, mostrando que há uma diversidade de setores que buscam esses profissionais, embora em números relativamente baixos.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.