Operador de abastecimento de combustível de aeronave (CBO 8621-60): Imagine estar no coração da movimentação de um aeroporto, onde aviões decolam e pousam constantemente. Essa é a vida de um operador de abastecimento de combustível de aeronave. Esses profissionais são responsáveis por preparar e operar equipamentos complexos, garantindo que cada avião tenha a quantidade certa de combustível para sua jornada. Com apenas o ensino médio incompleto e um curso básico de qualificação profissional de até 200 horas, eles entram em ação, muitas vezes após um ano de experiência prática. Trabalham em equipes, às vezes em ambientes fechados, outras vezes ao ar livre, e enfrentam turnos diurnos e noturnos. A segurança é a palavra-chave, pois eles lidam com equipamentos e substâncias potencialmente perigosas, exigindo atenção constante e rigorosos protocolos de segurança.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1,341 profissionais que atuam como Operador de abastecimento de combustível de aeronave, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,870 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,400, enquanto a mediana fica em R$ 2,870, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,644.17. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,528.12, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos operadores de abastecimento de combustível de aeronave, que oscila entre R$ 2,400 e R$ 3,644.17, pode ser vista como modesta no contexto brasileiro, onde salários abaixo de R$ 3,000.00 são comumente associados a uma menor satisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, os operadores podem alavancar suas carreiras para remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para operadores de abastecimento de combustível de aeronave no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de -3, representando uma redução significativa de 54 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 51. Essa queda reflete uma diminuição na demanda por esses profissionais, possivelmente influenciada por fatores como a economia e as políticas de viagens aéreas.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações nesse nicho são, em primeiro lugar, o comércio atacadista de álcool carburante, biodiesel, gasolina e outros derivados de petróleo, com um saldo de 42. Logo atrás, o comércio varejista de combustíveis para veículos automotores soma 15 novas vagas. O serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação também contribuiu, com 5 novas oportunidades. Menores, mas ainda relevantes, são os setores de atividades paisagísticas e ensino fundamental, com saldos de 2 e 1, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.