Oficial superior de máquinas da marinha mercante (CBO 2152-05): Imagine ser o capitão do submundo de um navio, responsável por garantir que todas as engrenagens, válvulas e turbinas funcionem como um relógio suíço. Esses oficiais superiores são os verdadeiros magos das máquinas náuticas, formados em Ciências Náuticas nas prestigiadas escolas da Marinha Mercante, como o Ciaga no Rio de Janeiro ou o Ciaba em Belém. Após a formação, eles passam por um período de experiência que pode variar de zero a sete anos, dependendo das exigências regulatórias. Trabalham em turnos irregulares, confinados em embarcações, enfrentando as oscilações do mar e as exigências de manter tudo funcionando sem falhas. Além disso, devem seguir rigorosas normas de segurança e preservação ambiental, garantindo que a viagem seja segura e sustentável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1.220 profissionais que atuam como Oficial superior de máquinas da marinha mercante, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 30,427.10 e uma carga horária de 56 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 12,888.90, enquanto a mediana fica em R$ 30,427.10, com o terceiro quartil chegando a R$ 41,626.20. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 54,156.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 12,888.90 e R$ 41,626.20, a maioria desses oficiais superiores de máquinas da marinha mercante ganha um salário que pode ser considerado bastante satisfatório no contexto brasileiro, onde remunerações acima de R$ 10,000.00 são vistas como altas e atrativas. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma margem considerável para avanço profissional, sugerindo que com experiência e qualificações adicionais, há possibilidades reais de melhoria salarial.
O mercado de trabalho para oficiais superiores de máquinas da marinha mercante no Brasil registrou um saldo de contratações neutro até julho de 2025, marcando uma melhora de 13 em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era negativo. Essa reversão sinaliza uma estabilização no setor, refletindo possivelmente uma retomada gradual das atividades marítimas e offshore.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são o transporte marítimo de cabotagem, com 6 novos postos, seguido pela extração de petróleo e gás natural, que adicionou 5 vagas. Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e transporte de passageiros por navegação interior também se destacaram, com 2 vagas cada. Suporte técnico e serviços em tecnologia da informação completam a lista, com 1 nova posição.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.