Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1,119,238 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,762.22 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,325, enquanto a mediana fica em R$ 2,762.22, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,470.98. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,239.95, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de caminhão no Brasil tende a ser vista como baixa a moderada, situando-se majoritariamente abaixo de R$ 3,000.00, o que pode ser desafiador para a maioria dos profissionais. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% aponta para oportunidades de crescimento e ascensão profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais confortáveis.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de 31.440 contratações, representando uma redução de 12.473 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratação está mais lento comparado ao ano anterior, possivelmente refletindo mudanças na economia ou na demanda por transporte de cargas.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de motoristas de caminhão são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, com 10.130 novas vagas. Logo depois vem a construção de rodovias e ferrovias, com 3.649 contratações. O transporte rodoviário de carga municipal segue com 2.376 novas oportunidades, enquanto a fabricação de álcool e o cultivo de cana-de-açúcar completam o top 5, com 2.156 e 2.047 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.