Monitor de teleatendimento (CBO 4223-35): Imagine que você é a voz amigável do outro lado da linha, pronta para resolver qualquer problema que venha à tona. Esses monitores de teleatendimento são os heróis anônimos que fazem o mundo girar, atendendo clientes, oferecendo produtos, prestando serviços técnicos e muito mais. Para entrar nesse universo, é necessário ter o ensino médio completo, até mesmo o início do ensino superior, além de cursos de qualificação de até 200 horas. Em menos de um ano, você estará pronto para enfrentar as demandas do trabalho, que podem incluir jornadas de seis horas em diferentes horários, desde o dia até a madrugada. Trabalhar em um ambiente fechado, com supervisão constante e, às vezes, sob pressão, é parte do pacote. Mas a recompensa é poder fazer a diferença na vida dos clientes, uma ligação de cada vez.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 7,272 profissionais que atuam como Monitor de teleatendimento, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,976 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,617.49, enquanto a mediana fica em R$ 1,976, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,572.59. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,768.18, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,617.49 e R$ 2,572.59, a maioria dos monitores de teleatendimento no Brasil ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto nacional, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais, especialmente com a aquisição de habilidades adicionais e experiência.
O mercado de trabalho para monitores de teleatendimento no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -1001, um declínio de 463 em relação ao mesmo período do ano passado. Esses números mostram uma tendência negativa, com mais desligamentos do que contratações, refletindo possivelmente mudanças na demanda ou na forma como esses serviços são oferecidos.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de monitores de teleatendimento são variados. Atividades de monitoramento de sistemas de segurança eletrônico lideram com 88 novas vagas. Em segundo lugar, o fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros, juntamente com outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas, ambas com 30 vagas. Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo somaram 16 vagas, enquanto a reparação e manutenção de equipamentos de comunicação adicionaram 12 oportunidades.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.