O que faz um Monitor de teleatendimento?

Monitor de teleatendimento (CBO 4223-35): Imagine que você é a voz amigável do outro lado da linha, pronta para resolver qualquer problema que venha à tona. Esses monitores de teleatendimento são os heróis anônimos que fazem o mundo girar, atendendo clientes, oferecendo produtos, prestando serviços técnicos e muito mais. Para entrar nesse universo, é necessário ter o ensino médio completo, até mesmo o início do ensino superior, além de cursos de qualificação de até 200 horas. Em menos de um ano, você estará pronto para enfrentar as demandas do trabalho, que podem incluir jornadas de seis horas em diferentes horários, desde o dia até a madrugada. Trabalhar em um ambiente fechado, com supervisão constante e, às vezes, sob pressão, é parte do pacote. Mas a recompensa é poder fazer a diferença na vida dos clientes, uma ligação de cada vez.

  • Atendem usuários por telefone, resolvendo dúvidas e problemas.
  • Oferecem serviços e produtos, guiando os clientes nas melhores opções.
  • Prestam serviços técnicos especializados, auxiliando na solução de questões complexas.
  • Realizam pesquisas, coletando dados e feedbacks dos clientes.
  • Fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, mantendo os registros atualizados.
  • Seguem roteiros e scripts planejados, garantindo a eficácia e consistência dos atendimentos.
  • Captam, retêm ou recuperam clientes, utilizando estratégias de marketing e vendas.
  • Estão sujeitos a controles fonoaudiométricos periódicos, para manter a qualidade da voz e audição.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Monitor de teleatendimento em Brasil?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

No Brasil, foram levantados 7,272 profissionais que atuam como Monitor de teleatendimento, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,976 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,617.49, enquanto a mediana fica em R$ 1,976, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,572.59. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,768.18, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.

Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,617.49 e R$ 2,572.59, a maioria dos monitores de teleatendimento no Brasil ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto nacional, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais, especialmente com a aquisição de habilidades adicionais e experiência.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Monitor de teleatendimento em Brasil

O mercado de trabalho para monitores de teleatendimento no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -1001, um declínio de 463 em relação ao mesmo período do ano passado. Esses números mostram uma tendência negativa, com mais desligamentos do que contratações, refletindo possivelmente mudanças na demanda ou na forma como esses serviços são oferecidos.

Os setores que mais têm contribuído para as contratações de monitores de teleatendimento são variados. Atividades de monitoramento de sistemas de segurança eletrônico lideram com 88 novas vagas. Em segundo lugar, o fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros, juntamente com outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas, ambas com 30 vagas. Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo somaram 16 vagas, enquanto a reparação e manutenção de equipamentos de comunicação adicionaram 12 oportunidades.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Monitor de teleatendimento em outras regiões