Mestre de cabotagem (CBO 3412-10): Imagine ser o capitão de uma embarcação que navega pelas águas calmas ou turbulentas, dependendo do dia, transportando cargas ou passageiros. Essa é a vida de um mestre de cabotagem, um profissional que precisa ter uma combinação de habilidades náuticas e gestão de recursos. Para chegar lá, é necessário ter o ensino fundamental completo, além de um curso de qualificação com mais de 400 horas. Mas não pense que é só isso, são necessários mais de cinco anos de experiência prática para dominar completamente a arte de comandar uma embarcação. Os mestres de cabotagem enfrentam condições de trabalho desafiadoras, incluindo longas jornadas em alto mar, onde o clima e o estado do mar podem mudar rapidamente. Além disso, eles lidam com a pressão de garantir a segurança de todos a bordo e a eficiência operacional da embarcação.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 876 profissionais que atuam como Mestre de cabotagem, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 8,718.03 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,829.79, enquanto a mediana fica em R$ 8,718.03, com o terceiro quartil chegando a R$ 14,840.70. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 19,973.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mestres de cabotagem, que oscila entre R$ 4,829.79 e R$ 14,840.70, coloca-os em uma faixa salarial que pode ser considerada confortável para a maioria dos brasileiros, especialmente quando comparada ao salário mínimo. Ainda assim, a margem de crescimento é bastante significativa, sugerindo que há espaço para ascensão profissional e melhorias salariais com o tempo e a experiência. Essa oportunidade de progresso pode ser um incentivo adicional para quem busca uma carreira nessa área.
O mercado de trabalho para mestres de cabotagem no Brasil registrou um saldo de contratações negativo de -15 até julho de 2025, representando uma redução de 18 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 3. Essa queda sugere que o setor enfrenta desafios na geração de empregos, refletindo possivelmente mudanças nos padrões de demanda ou na economia marítima.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de mestres de cabotagem são, em primeiro lugar, atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura, com 39 novas vagas. Logo atrás, com 35 vagas, estão as atividades do operador portuário. Em terceiro lugar, serviços combinados de escritório e apoio administrativo somaram 7 novas oportunidades. Outras obras de engenharia civil e o comércio atacadista de pescados e frutos do mar completam o top 5, com 5 e 4 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.