Mecânico montador de motores de embarcações (CBO 7254-10): Imagine a emoção de estar por trás da construção de um motor que vai fazer uma embarcação cortar as ondas com elegância e potência. Esses profissionais são os verdadeiros artistas da mecânica náutica. Para entrar nesse mundo, você precisa de um diploma técnico em mecânica especializada em motores, além de cursos profissionalizantes que podem durar entre 200 e 400 horas. Três anos de experiência prática na área são suficientes para se tornar um mestre nessa arte. Os mecânicos montadores atuam em indústrias de transporte aquático, comércio de reparação de veículos e até mesmo em empresas de combustíveis. Eles trabalham em equipes, sob supervisão, em ambientes fechados e às vezes em turnos, lidando com ruídos e materiais tóxicos. Mas a sensação de ver um motor funcionando perfeitamente compensa todo o esforço.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 465 profissionais que atuam como Mecânico montador de motores de embarcações, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,619 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,958, enquanto a mediana fica em R$ 2,619, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,761.89. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,000, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,958 e R$ 3,761.89, a maioria dos mecânicos montadores de motores de embarcações no Brasil ganha um salário que pode ser considerado modesto, situando-se na faixa de salários baixos a moderados. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, com a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% sugerindo oportunidades claras para melhorias salariais com experiência e habilidades adicionais. Isso indica que há espaço para ascensão profissional nesta área.
O mercado de trabalho para mecânicos montadores de motores de embarcações no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 6, representando uma redução de 8 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 14. Essa diminuição sugere que o setor está enfrentando desafios na geração de empregos, embora ainda haja um saldo positivo, indicando que as contratações superam os desligamentos.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a construção de embarcações de grande porte e serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores, ambos com 4 novos postos de trabalho. Em seguida, o comércio varejista de outros artigos de uso doméstico, fabricação de produtos de carne e manutenção e reparação de máquinas de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial, todos com 2 vagas. Esses setores demonstram uma diversificação das oportunidades de emprego para profissionais desta área.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.