Mecânico montador de motores de aeronaves (CBO 7254-05): Imagine a complexidade de um motor de avião, com suas inúmeras peças e sistemas interligados. Agora, imagine alguém capaz de montar, desmontar, testar e proteger essas máquinas gigantes. Essa pessoa é o mecânico montador de motores de aeronaves. Para chegar a esse posto, é necessário ter um diploma técnico em mecânica especializada em motores, além de cursos profissionalizantes que podem durar entre 200 e 400 horas. Três anos de experiência prática na área são essenciais para se tornar um mestre nessa arte. Os mecânicos trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, mas podem ter que lidar com turnos noturnos. Eles operam sob a supervisão de profissionais de nível superior e devem seguir rigorosas normas de segurança, saúde e meio ambiente.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 829 profissionais que atuam como Mecânico montador de motores de aeronaves, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,652.16 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,483.89, enquanto a mediana fica em R$ 2,652.16, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,429.32. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,683.37, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos montadores de motores de aeronaves, que oscila entre R$ 2,483.89 e R$ 3,429.32, coloca-os em uma faixa salarial que, embora não seja vista como alta, oferece uma melhor qualidade de vida em comparação com salários mais baixos. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e habilidades adicionais, esses profissionais podem alavancar suas carreiras para remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para mecânicos montadores de motores de aeronaves no Brasil registrou um saldo de 45 contratações até julho de 2025, um aumento de 22 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 23. Essa melhoria reflete uma tendência positiva no setor, sinalizando uma recuperação gradual das atividades relacionadas à manutenção e fabricação de aeronaves.
Na ponta dos setores que mais estão contratando, a manutenção e reparação de aeronaves destaca-se com 47 novas vagas, quase dobrando o saldo total de contratações. Logo atrás, a recuperação de materiais metálicos contribuiu com 7 novas oportunidades, enquanto o comércio atacadista de máquinas e equipamentos adicionou 4 vagas. A fabricação de obras de caldeiraria pesada e os serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores completam a lista, com 3 e 1 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.