Mecânico de vôo (CBO 3411-15): Imagine estar sentado confortavelmente em um avião, enquanto alguém cuida de todos os sistemas internos para garantir que sua viagem seja segura e tranquila. Esse alguém é o mecânico de vôo, uma figura quase mítica em extinção, que opera sistemas internos de aeronaves menores, sob a supervisão do comandante. Esses profissionais precisam ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves, e são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). Apesar de trabalhar em um ambiente de alta tecnologia, eles enfrentam condições desafiadoras, incluindo exposição a ruídos intensos e radiação. Ainda assim, a sensação de estar no céu, fazendo parte de uma equipe que garante a segurança de todos a bordo, é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 117 profissionais que atuam como Mecânico de vôo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,496.43 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,763.45, enquanto a mediana fica em R$ 5,496.43, com o terceiro quartil chegando a R$ 13,528. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 27,243, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração de mecânicos de vôo varia bastante, mas a maioria dos profissionais encontra-se em um patamar que proporciona uma boa qualidade de vida, acima dos R$ 5,000.00. No entanto, a margem de crescimento é claramente evidente, com a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso sugere que há espaço para ascensão profissional e financeira, incentivando os mecânicos de vôo a buscar qualificações adicionais e experiência para alcançar níveis mais elevados de remuneração.
O mercado de trabalho para mecânicos de vôo no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -3, representando uma melhora de 1 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -4. Apesar de ainda mostrar um saldo negativo, este pequeno avanço pode sinalizar uma lenta recuperação no setor de aviação.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de mecânicos de vôo são variados. O comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores lidera com um saldo de 2. Em seguida, a manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos, a manutenção e reparação de aeronaves e o comércio por atacado de caminhões novos e usados, todos com um saldo de 1. Por outro lado, o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal, apresenta um saldo negativo de -1.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.