Mecânico de manutenção de veículos ferroviários (CBO 9143-05): Imagine-se como um detetive de alta tecnologia, mas ao invés de resolver crimes, você está resolvendo problemas em trens e metrôs. Esses profissionais são os heróis anônimos que garantem que nossos meios de transporte ferroviários funcionem sem falhas. Para se tornar um, é necessário ter um curso técnico de nível médio em mecânica e, claro, um bom senso de humor não faz mal, já que a formação completa só acontece após quatro ou cinco anos de experiência prática. Os mecânicos de manutenção de veículos ferroviários atuam em empresas de transporte metroferroviário, mineradoras e siderúrgicas, além de fabricantes de equipamentos de transporte. Eles trabalham em turnos, muitas vezes em ambientes fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, enfrentando condições que podem incluir ruídos, altas temperaturas e umidade. Mas, apesar dos desafios, a sensação de manter esses veículos em perfeito estado de funcionamento é inegavelmente gratificante.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 5,803 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de veículos ferroviários, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,787.49 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,045.06, enquanto a mediana fica em R$ 2,787.49, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,437.81. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,393.90, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,045.06 e R$ 4,437.81, a maioria desses mecânicos ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto brasileiro, mas que já oferece uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que há espaço para ascensão e melhores oportunidades financeiras à medida que os profissionais ganham experiência e habilidades adicionais.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de veículos ferroviários no Brasil até julho de 2025 mostra um saldo de contratações de 64, um aumento significativo de 115 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -51. Essa reversão de tendência reflete uma melhoria substancial na demanda por esses profissionais, sinalizando um possível crescimento na indústria ferroviária.
Os setores que mais têm contribuído para esse aumento são, em primeiro lugar, a manutenção e reparação de veículos ferroviários, com 45 novas vagas. Logo atrás, a instalação e manutenção elétrica trouxe 28 oportunidades, seguida pela construção de rodovias e ferrovias, que adicionou 23 postos de trabalho. A manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral não especificados anteriormente, bem como o transporte ferroviário de carga, completam o top 5, com 13 e 12 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.