Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) (CBO 9141-10): Imagine ser o responsável por garantir que os gigantes de metal que voam pelos céus estejam sempre prontos para decolar. Essa é a missão dos mecânicos de manutenção de sistemas hidráulicos de aeronaves. Para se tornar um, você precisa de um curso técnico em mecânica, com especialização em aeronaves, além de passar por exames do Departamento de Aviação Civil (DAC). Três anos de experiência em manutenção, em empresas homologadas pelo DAC, são necessários para obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Esses profissionais trabalham em equipes, sob supervisão de engenheiros, em hangares ou pistas de pouso, enfrentando horários irregulares e situações de emergência. Eles lidam com sistemas complexos, desde os de ar-condicionado até os de combate a incêndios, garantindo que cada aeronave esteja em perfeitas condições para voar.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 305 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,428.80 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,906.62, enquanto a mediana fica em R$ 2,428.80, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,570. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,607.31, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos de manutenção de sistemas hidráulicos de aeronaves, que oscila principalmente entre R$ 1,906.62 e R$ 3,570, pode ser considerada modesta no contexto brasileiro, onde salários abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associados a menor satisfação. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa variação sugere que, com o tempo e a aquisição de habilidades adicionais, há espaço para aumentos significativos no salário.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de sistemas hidráulicos de aeronaves no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 25, um aumento significativo de 21 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de apenas 4. Essa melhoria reflete uma recuperação no setor de aviação e serviços relacionados, que tem gerado mais oportunidades de emprego.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são o serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação, que adicionou 13 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores, com 9 vagas. A manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista, também se destaca, com 5 novas oportunidades. Além disso, a manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas, contribuiu com 4 vagas, enquanto outras obras de acabamento da construção adicionaram 2 postos de trabalho.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.