Mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais (CBO 9142-05): Imagine-se mergulhando no mundo dos enormes navios, mas não literalmente! Os mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais são os heróis anônimos que garantem que esses gigantes do mar continuem navegando sem problemas. Para se tornar um desses profissionais, você precisa ter concluído o ensino médio e passado por um curso profissionalizante de mais de 400 horas. Depois de quatro ou cinco anos de experiência, você estará pronto para enfrentar as adversidades do trabalho, que incluem exposição a materiais tóxicos, ruídos altos e temperaturas extremas. Mas, apesar das condições desafiadoras, a sensação de manter esses monstros mecânicos funcionando é inigualável!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1,168 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,136.61 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,978, enquanto a mediana fica em R$ 3,136.61, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,967.89. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,702.60, demonstrando uma considerável variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração de um mecânico de manutenção de motores e equipamentos navais tende a ser vista como modesta para a maioria dos brasileiros, especialmente quando comparada a outras ocupações. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, dada a ampla faixa entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, há espaço para aumentos substanciais no salário, tornando a carreira promissora para aqueles dispostos a investir no seu desenvolvimento profissional.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais no Brasil permanece estável até julho de 2025, com um saldo de contratações de 70, igual ao mesmo período do ano passado. Isso significa que, embora não haja crescimento, também não há redução no número de empregos na área, mantendo um equilíbrio entre contratações e desligamentos.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes, com 14 novos postos de trabalho. Logo atrás, o comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos, junto com peças e acessórios, adicionou 10 vagas. Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação, juntamente com serviços de engenharia, contribuíram com 7 vagas cada. A construção de embarcações de grande porte completou o top 5, com 5 novas oportunidades.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.