Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores) (CBO 9111-05): Imagine um mundo onde as bombas, redutores, compressores e motores a diesel não param de trabalhar. Esses heróis anônimos são os mecânicos de manutenção de bomba injetora, que garantem que as engrenagens da indústria continuem girando. Para entrar nesse universo, você precisa de um ensino fundamental e um curso profissionalizante de mais de 400 horas, além de três a quatro anos de experiência prática. Trabalham em ambientes fechados, muitas vezes em turnos e sob pressão, lidando com altas temperaturas, ruídos e materiais tóxicos. Mas, apesar dos desafios, eles são fundamentais para manter a máquina da indústria funcionando sem interrupções.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1,838 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,240 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,700, enquanto a mediana fica em R$ 2,240, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,417.63. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,500, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos de manutenção de bomba injetora no Brasil tende a ser vista como modesta, situando-se majoritariamente abaixo de R$ 3,000.00, o que pode refletir em insatisfação para alguns trabalhadores. No entanto, a margem de crescimento é notável, especialmente quando comparado ao salário do primeiro quartil. Essa amplitude sugere que há espaço para progressão salarial com a aquisição de habilidades e experiência, proporcionando oportunidades de melhorar a qualidade de vida ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de bomba injetora, exceto para veículos automotores, registrou um saldo de contratações de 25 até julho de 2025, uma redução de 7 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 32. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas, com 6 novas vagas. Em segundo lugar, com 5 vagas cada, estão os setores de monitoramento de sistemas de segurança eletrônico e o comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores. Os serviços de preparação de documentos e apoio administrativo, além da fabricação de ferramentas, também se destacaram, com 4 e 3 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.