Mecânico de manutenção de bicicletas e veículos similares (CBO 9193-10): Imagine um mundo onde as rodas giram livremente, levando ciclistas aventureiros por caminhos sinuosos e montanhistas a conquistar picos desafiadores. Por trás de cada pedalada há um herói silencioso: o mecânico de manutenção de bicicletas. Esses profissionais, que não precisam de um diploma universitário, mas sim de um ensino fundamental incompleto e um curso básico de qualificação profissional de cerca de 400 horas, são capazes de transformar uma bicicleta problemática em uma máquina pronta para a aventura. Com três a quatro anos de experiência, eles dominam o ofício, trabalhando em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e seguindo rigorosas normas de segurança e higiene.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 5,228 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de bicicletas e veículos similares, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,719.39 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,512, enquanto a mediana fica em R$ 1,719.39, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,058.07. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,150.17, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos de manutenção de bicicletas e veículos similares tende a ser vista como baixa no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários está abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e habilidades adicionais, os profissionais podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de bicicletas e veículos similares no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de -17, representando uma queda significativa de 63 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 46. Essa redução sugere que houve menos contratações ou mais desligamentos no setor, refletindo possivelmente mudanças na demanda ou na economia.
Os setores que mais contribuíram para as contratações nesse período foram o comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas, com um saldo de 22. Logo atrás, o comércio por atacado de motocicletas e motonetas somou 8, seguido pelo serviço de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores, com 7. O comércio por atacado de caminhões novos e usados contribuiu com 6, enquanto a instalação e manutenção elétrica adicionaram 5 novos postos de trabalho.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.