Mecânico de manutenção de aeronaves (CBO 9141-05): Imagine que você é o responsável por garantir que os gigantes de metal que voam pelo céu estejam sempre em perfeitas condições. Essa é a missão dos mecânicos de manutenção de aeronaves. Para chegar lá, é preciso ter um curso técnico em mecânica, com especialização em aeronaves, além de passar por exames do Departamento de Aviação Civil (DAC). Há três especialidades principais: GMP (grupo motopropulsor), CEL (célula) e AVI (aviônicos). Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), é necessário três anos de experiência em manutenção para obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Os mecânicos trabalham em equipes, sob supervisão de engenheiros, em hangares ou pistas de pouso, podendo enfrentar horários irregulares e situações de emergência. Apesar dos desafios, a sensação de garantir a segurança de milhares de passageiros é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 7,526 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,520.39 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,576.39, enquanto a mediana fica em R$ 4,520.39, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,972.83. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 17,528, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração de mecânicos de manutenção de aeronaves varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os mecânicos a buscar qualificações e experiências adicionais para aumentar suas chances de alcançar remunerações mais altas.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de aeronaves no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de 121 contratações, representando uma redução de 55 em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda, o setor ainda mantém um saldo positivo, sinalizando que, embora o ritmo tenha diminuído, a demanda por profissionais qualificados continua presente.
Na lista dos setores que mais contrataram, a manutenção e reparação de aeronaves lidera com 181 novas vagas. Logo atrás, o serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação adicionou 81 postos de trabalho. Os setores de outras obras de engenharia civil, cursos de pilotagem e comércio varejista de peças para veículos automotores também contribuíram, com 11, 8 e 6 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.