Marinheiro auxiliar de máquinas (CBO 7827-35): Imagine-se navegando pelas ondas do mar, com o vento no rosto e a sensação de liberdade que só o oceano pode proporcionar. Essa é a vida de um marinheiro auxiliar de máquinas, um profissional que não apenas navega, mas também mantém as máquinas funcionando perfeitamente. Com um ensino fundamental e um curso básico de qualificação profissional, esses marinheiros entram em uma jornada de aprendizado que dura de três a cinco anos, dependendo da especialização. Trabalham em equipe, sob supervisão, e enfrentam desafios como altas temperaturas, ruídos intensos e a possibilidade de acidentes. Mas, apesar dos riscos, a recompensa de ver uma embarcação funcionando sem problemas é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 320 profissionais que atuam como Marinheiro auxiliar de máquinas (marítimo e aquaviário), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,318.51 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,600, enquanto a mediana fica em R$ 2,318.51, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,636. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,839.06, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos marinheiros auxiliares de máquinas tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, com a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% sugerindo que há espaço para ascensão financeira com a aquisição de habilidades e experiência. Portanto, embora o início possa ser modesto, há oportunidades claras de melhorar a situação financeira ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para marinheiros auxiliares de máquinas no Brasil tem mostrado um notável crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 38, um aumento significativo de 37 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era apenas 1. Esses números refletem uma clara expansão na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para esse crescimento são, em primeiro lugar, a navegação de apoio portuário, que adicionou 11 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o transporte por navegação interior de carga, tanto intermunicipal quanto municipal, somaram 5 e 3 vagas, respectivamente. A manutenção e reparação de embarcações também se destacou, com mais 5 contratações. Por fim, a construção de embarcações para uso comercial completou o top 5, com 3 novas posições abertas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.