Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (CBO 2332-15): Imagine alguém que tem a habilidade de transformar a mais complexa teoria comercial em algo tão fácil de entender quanto fazer um sanduíche. Essa é a missão dos instrutores de aprendizagem e treinamento comercial. Para exercer essa função, é necessário ter um curso técnico profissionalizante na área de atuação, além de um curso de complementação pedagógica de nível superior. Esses profissionais trabalham em diversos ambientes, desde escolas públicas e privadas até sindicatos e ONGs, onde podem atuar em turnos irregulares e em equipe. Afinal, quem disse que aprender não pode ser divertido?
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 16,414 profissionais que atuam como Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,381.17 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,543.06, enquanto a mediana fica em R$ 4,381.17, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,540.60. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,460.80, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos instrutores de aprendizagem e treinamento comercial no Brasil varia de maneira que a maioria dos profissionais ganha um salário confortável, acima de R$ 5,000.00, que permite uma melhor qualidade de vida. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, especialmente quando comparado ao primeiro quartil e ao top 5%, sugerindo que há espaço para progressão salarial com experiência e habilidades adicionais. Essa oportunidade de crescimento pode ser um incentivo para quem busca uma carreira nessa área.
O mercado de trabalho para instrutores de aprendizagem e treinamento comercial no Brasil registrou um saldo de contratações negativo de -32 até julho de 2025, representando uma redução de 229 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 197. Essa inversão no saldo reflete uma diminuição significativa na demanda por esses profissionais, sinalizando possíveis mudanças nos padrões de treinamento e aprendizagem empresariais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações nesse nicho são diversificados, mas um destaca-se claramente. As outras atividades de ensino não especificadas anteriormente lideram com um saldo de 433, sugerindo uma expansão nesses campos menos tradicionais. Em segundo lugar, as agências de publicidade somam 37 novas vagas, seguidas pelo ensino de idiomas com 25, atividades de associações de defesa de direitos sociais com 18 e, finalmente, o fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros, com 13 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.