Inspetor naval (CBO 2151-35): Imagine um mundo onde o comando de uma embarcação é tão crucial quanto a navegação em si. Os inspetores navais são os verdadeiros guardiões dos mares, garantindo que cada viagem seja segura e sustentável. Para chegar a esse posto, é necessário ter um bacharelado em Ciências Náuticas, obtido em escolas da Marinha Mercante, e uma experiência variável de até sete anos após a formação. Esses profissionais trabalham em condições que variam desde o conforto de um escritório até as adversidades do mar, enfrentando tempestades e tranquilidades com igual determinação. Além disso, eles devem seguir rigorosas normas nacionais e internacionais, garantindo que a segurança e a preservação do meio ambiente estejam sempre em primeiro plano.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 246 profissionais que atuam como Inspetor naval, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,291 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,561.68, enquanto a mediana fica em R$ 5,291, com o terceiro quartil chegando a R$ 11,202.9. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 24,000, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um Inspetor naval no Brasil é bastante variável, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável, situado acima de R$ 5,000. No entanto, há espaço para crescimento, especialmente para aqueles que aspiram alcançar os top 5% de remuneração. A diferença significativa entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há oportunidades claras de progressão salarial com a aquisição de experiência e habilidades adicionais.
O mercado de trabalho para inspetores navais no Brasil até julho de 2025 mostra um saldo de contratações de 6, um salto de 18 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era negativo (-12). Essa reversão de tendência sinaliza uma melhoria significativa na demanda por profissionais dessa área, refletindo possivelmente um aumento na atividade marítima e portuária no país.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, as atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura, com um saldo de 10. Em segundo lugar, encontramos as atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural, também com um saldo de 10. As atividades de navegação de apoio portuário e do operador portuário compartilham o terceiro lugar, ambas com um saldo de 3. Por fim, a manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes adicionaram 2 novos postos de trabalho.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.