Inspetor de aviação civil (CBO 3425-30): Imagine ser o guardião dos céus, garantindo que cada voo seja seguro e que os planos de emergência estejam sempre atualizados. Essa é a missão dos inspetores de aviação civil, profissionais que combinam formação técnica com experiência prática para manter o tráfego aéreo seguro e eficiente. Com um ensino médio sólido e cursos de especialização que variam de 200 a 400 horas, esses profissionais passam de três a cinco anos se aperfeiçoando no campo. Trabalham tanto no solo quanto no ar, em equipes organizadas e sob supervisão constante. Os horários podem ser irregulares, incluindo turnos diurnos e noturnos, e o estresse é parte do pacote, mas a sensação de proteger milhares de passageiros a cada voo é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 229 profissionais que atuam como Inspetor de aviação civil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,293.63 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,634.67, enquanto a mediana fica em R$ 5,293.63, com o terceiro quartil chegando a R$ 11,000. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 24,297.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um Inspetor de Aviação Civil no Brasil é bastante variável e, em sua maioria, considerada confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00. No entanto, a margem de crescimento é claramente evidente, especialmente quando comparado ao primeiro quartil. Isso sugere que, à medida que os profissionais ganham experiência e habilidades, há uma realidade de progresso salarial, tornando a carreira promissora para aqueles que buscam ascensão profissional.
O mercado de trabalho para inspetores de aviação civil no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -2, representando uma redução de 2 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era zero. Essa diminuição sugere que houve mais desligamentos do que contratações, refletindo possivelmente mudanças nos requisitos de pessoal ou ajustes na demanda do setor.
No entanto, o serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação tem sido um ponto de luz, com um saldo positivo de 4 contratações. Apesar disso, outros setores relevantes, como outras atividades profissionais, científicas e técnicas, comércio por atacado de peças e acessórios para veículos automotores, manutenção de aeronaves na pista e transporte aéreo de passageiros regular, apresentaram saldos negativos de -1, indicando um equilíbrio delicado entre contratações e desligamentos.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.