Guarda portuário (CBO 5172-35): Imagine uma profissão que combina a adrenalina de uma cena de filme de ação com a responsabilidade de proteger os interesses nacionais. Essa é a vida de um guarda portuário. Com um ensino médio completo e um curso profissionalizante de 200 a 400 horas, esses heróis anônimos patrulham os portos brasileiros, combatendo o contrabando, o tráfico de drogas e outros crimes que ameaçam a segurança nacional. Após quatro a cinco anos de experiência, eles dominam o ofício, trabalhando em ambientes internos, externos ou em veículos, enfrentando horários variados e estressantes situações. Apesar dos desafios, a sensação de proteger o país e garantir a fluidez do comércio internacional é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 970 profissionais que atuam como Guarda portuário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 11,059 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 8,515.19, enquanto a mediana fica em R$ 11,059, com o terceiro quartil chegando a R$ 14,464.6. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 23,307.5, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um Guarda portuário, que oscila entre R$ 8,515.19 e R$ 14,464.6, é considerada confortável no contexto brasileiro, onde salários acima de R$ 5,000.00 são vistos como proporcionais a uma melhor qualidade de vida. Ainda, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, dada a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%, sugerindo que com dedicação e experiência, há espaço para ascensão e melhores ganhos.
O mercado de trabalho para guarda portuários no Brasil até julho de 2025 mostra um saldo de contratações de -6, uma melhora de 2 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -8. Apesar de ainda estar no negativo, essa pequena recuperação pode sinalizar uma lenta recuperação na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de guarda portuários são a construção de embarcações de grande porte, o comércio varejista de laticínios e frios, e a navegação de apoio marítimo, todos com um saldo de 1. Em contrapartida, a administração pública em geral e as atividades do operador portuário apresentaram saldos negativos, com -1 e -2, respectivamente. Esses números mostram que, embora haja alguma recuperação, ainda há desafios no setor.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.