Gerente de operações de transportes (CBO 1416-05): Imagine alguém que coordena a dança complexa de caminhões, trens, aviões e navios, garantindo que tudo funcione como um relógio suíço. Esses profissionais são os verdadeiros maestros da logística, planejando e administrando todas as atividades operacionais de empresas de transporte e logística. Para entrar nesse mundo, é necessário ter um diploma de nível superior, além de cursos especializados que variam de 200 a 400 horas. A experiência é fundamental, com mais de cinco anos de prática no campo. Os gerentes de operações de transportes trabalham em ambientes internos e externos, muitas vezes enfrentando situações de estresse e pressão, mas também têm a satisfação de ver suas estratégias dar frutos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 14,131 profissionais que atuam como Gerente de operações de transportes, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,700 e uma carga horária de 48 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,051.49, enquanto a mediana fica em R$ 4,700, com o terceiro quartil chegando a R$ 8,757.93. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 23,029.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um gerente de operações de transportes no Brasil é considerada confortável, com a maioria dos profissionais recebendo acima de R$ 5,000. No entanto, a margem de crescimento é claramente evidente, especialmente quando comparado ao primeiro quartil. Essa amplitude salarial indica que há espaço para ascensão profissional e financeira, incentivando os profissionais a buscar qualificações e experiências que possam aumentar seu valor no mercado.
O mercado de trabalho para gerentes de operações de transportes no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -642, representando uma redução de 144 em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa queda sinaliza um desafio para o setor, que enfrenta dificuldades em manter equilíbrio entre contratações e desligamentos, refletindo possivelmente a instabilidade econômica e operacional do setor de transportes.
No entanto, alguns setores ainda mostram sinais de vida. O agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo, lidera com 17 novas contratações. Logo atrás, armazéns gerais e emissão de warrant somaram 7 novos postos. Os setores de tratamento de dados, atividades de limpeza e consultoria em gestão empresarial também contribuíram positivamente, cada um com 5 novas vagas, demonstrando que, embora o cenário geral seja desafiador, há nichos específicos que continuam a crescer.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.