Gerente de operações de cargas (CBO 1418-20): Imagine ser o maestro de uma sinfonia logística, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um caminhão, e cada movimento é crucial para a harmonia geral. Essa é a vida de um gerente de operações de cargas. Para chegar lá, você precisa ter um diploma de nível superior, preferencialmente em áreas como administração, logística ou engenharia, além de experiência sólida no setor de transporte. As condições de trabalho variam bastante, indo desde escritórios climatizados até terminais de carga agitados, onde a pressão é constante e a coordenação precisa ser impecável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 256 profissionais que atuam como Gerente de operações de cargas, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,000 e uma carga horária de 48 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,500, enquanto a mediana fica em R$ 4,000, com o terceiro quartil chegando a R$ 8,360.26. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 23,108.30, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um gerente de operações de cargas no Brasil varia bastante, indo desde um salário que pode ser considerado baixo até remunerações altas e muito desejadas. A maioria dos profissionais nesta área ganha um salário que proporciona uma boa qualidade de vida, mas há espaço para crescimento, especialmente para aqueles que buscam alcançar os níveis mais altos de remuneração. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há oportunidades claras de progressão e ascensão profissional.
O mercado de trabalho para gerentes de operações de cargas no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -7, representando uma redução de 16 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era positivo em 9. Esses números refletem uma inversão na tendência de contratação, sinalizando possíveis desafios econômicos ou ajustes estruturais no setor.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de gerentes de operações de cargas são o comércio varejista de materiais de construção e armazéns gerais, ambos com um saldo de 2. Em seguida, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, o comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de alimentos e o comércio de peças e acessórios para veículos automotores, todos com um saldo de 1. Esses setores, embora com baixos saldos individuais, juntos formam o panorama atual das contratações para essa ocupação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.