Gerente de empresa aérea e empresa de serviços auxiliares ao transporte aéreo (esata) em aeroportos (CBO 1418-10): Imagine ser o cérebro por trás do funcionamento suave de um aeroporto, garantindo que cada voo saia e chegue no horário, e que todos os serviços auxiliares funcionem como a engrenagem perfeita de um relógio suíço. Essa é a vida de um gerente de empresa aérea e esata. Para entrar nesse mundo, você precisa de um diploma superior, geralmente em administração ou logística, além de experiência sólida no setor aeroportuário. As condições de trabalho são intensas, com muitas horas extras e turnos variados, mas a recompensa é a sensação de ter o controle sobre a complexa dança dos aviões e passageiros.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 312 profissionais que atuam como Gerente de empresa aérea e empresa de serviços auxiliares ao transporte aéreo (esata) em aeroportos, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,935 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,000, enquanto a mediana fica em R$ 4,935, com o terceiro quartil chegando a R$ 12,000. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 26,670.90, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração desses gerentes, que oscila entre R$ 3,000 e R$ 12,000, pode ser considerada bastante variável, mas em geral oferece uma qualidade de vida confortável para a maioria dos brasileiros. No entanto, a grande disparidade entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional substancial. Essa amplitude sugere que, com dedicação e habilidades adicionais, os gerentes podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações muito mais elevadas.
O mercado de trabalho para gerentes de empresas aéreas e de serviços auxiliares ao transporte aéreo em aeroportos no Brasil registrou um saldo de 12 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 5 em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa diminuição sugere que o setor está enfrentando desafios, possivelmente relacionados à economia global e às mudanças nos hábitos de viagem dos consumidores.
Os setores que mais contribuíram para as contratações nesse período foram a criação de bovinos para corte, com um saldo de 2, seguida por atividades de organizações associativas patronais e empresariais, cultivo de café e comércio varejista de carnes, todos com um saldo de 1. Esses números, embora modestos, indicam que diversos setores estão se adaptando e buscando profissionais qualificados para gerenciar suas operações aeroportuárias.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.