Estivador (CBO 7832-20): Imagine a cena de um porto movimentado, onde enormes contêineres são levantados e transportados por máquinas robustas. Essa é a vida de um estivador, um profissional que se move entre navios, caminhões e vagões, preparando cargas e descargas de mercadorias. Não há segredo para entrar nessa profissão: não é necessário ter diploma escolar ou cursos de qualificação, basta ter um pouco de prática, menos de um ano, para dominar o ofício. Os estivadores podem trabalhar tanto a céu aberto quanto em ambientes fechados, e às vezes enfrentam condições desafiadoras, como ruído intenso e altas temperaturas. Mas, ao final do dia, eles têm a satisfação de ver suas mercadorias prontas para seguir viagem.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 18,019 profissionais que atuam como Estivador, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,066.37 e uma carga horária de 65 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,856.94, enquanto a mediana fica em R$ 3,066.37, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,599.11. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 14,964.60, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos estivadores varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e experiência, os estivadores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para estivadores no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 564, representando uma redução de 32 em relação ao mesmo período do ano passado. Embora haja uma diminuição na comparação anual, o saldo ainda é positivo, sinalizando que o setor mantém um ritmo de contratação, embora seja menor que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de estivadores são, em primeiro lugar, as atividades do operador portuário, com 359 novas vagas. Logo atrás, o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, adicionou 55 postos de trabalho. O transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia, contribuiu com 47 vagas, enquanto o comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, somou 45 novas oportunidades. Por fim, as atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural adicionaram 42 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.