Editor de mídia audiovisual (CBO 3744-05): Imagine que você está no coração da magia cinematográfica, transformando uma pilha de imagens e áudios em uma história coesa e emocionante. Essa é a vida de um editor de mídia audiovisual. Para entrar nesse mundo, você precisa ter o ensino médio completo e, geralmente, complementar isso com cursos profissionalizantes ou experiência na área. Após três ou quatro anos de prática, você estará pronto para enfrentar os desafios desse ofício. Os editores trabalham em ambientes fechados, muitas vezes em horários irregulares, e podem sentir bastante pressão, especialmente quando há prazos apertados. Mas, no final do dia, ver sua obra-prima pronta para o público é uma recompensa inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 9,248 profissionais que atuam como Editor de mídia audiovisual, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,000.00 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,000.00, enquanto a mediana fica em R$ 3,000.00, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,797.47. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,132.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um editor de mídia audiovisual no Brasil tende a ser vista como modesta para a maioria dos brasileiros, já que a faixa entre R$ 2,000.00 e R$ 3,000.00 é considerada baixa. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude de salários sugere que, com dedicação e habilidades específicas, é possível alcançar remunerações mais elevadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para editores de mídia audiovisual no Brasil registrou um saldo de 426 contratações até julho de 2025, uma redução de 39 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 465. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são as agências de publicidade, que somaram 41 novas vagas. Logo atrás, o fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros trouxe 23 oportunidades. Os portais de internet e serviços de informação online também se destacaram, com 22 novas posições. Serviços de organização de eventos e atividades de organizações religiosas ou filosóficas completam o top cinco, com 20 e 18 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.