Despachante operacional de vôo (CBO 3425-10): Imagine ser a peça-chave que garante que cada voo saia do chão e chegue ao destino seguro. Essa é a missão dos despachantes operacionais de vôo. Com um ensino médio sólido e cursos de especialização que variam de 200 a 400 horas, esses profissionais são treinados para planejar voos, despachar aeronaves e garantir a segurança aeroportuária. Três a cinco anos de experiência são suficientes para dominar o ofício, mas o estresse e os horários irregulares são constantes. Trabalhando em equipes sob supervisão, eles enfrentam desafios diários, desde controlar o tráfego aéreo até fiscalizar as atividades do sistema de aviação civil. Em resumo, são os verdadeiros heróis anônimos que fazem o céu parecer um lugar seguro para todos nós.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1,061 profissionais que atuam como Despachante operacional de vôo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,665.07 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,173.81, enquanto a mediana fica em R$ 2,665.07, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,000. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,458.20, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos despachantes operacionais de vôo, que oscila principalmente entre R$ 2,173.81 e R$ 5,000, pode ser vista como modesta para a maioria dos brasileiros, já que salários acima de R$ 5,000 são considerados confortáveis. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e experiência, os despachantes podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para despachantes operacionais de vôo no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de 24 contratações, representando uma redução de 7 em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da diminuição, o setor ainda mantém um saldo positivo, sinalizando que, embora haja uma certa estabilização, as contratações continuam ocorrendo.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são a manutenção de aeronaves na pista, com 8 novas vagas, seguido pelo serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação, que adicionou 7 postos de trabalho. A manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista, também se destaca com 5 novas oportunidades. Atividades de apoio à gestão de saúde e preparação de documentos somam 4 vagas cada, completando o top 5 dos setores mais ativos.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.