Controlador de tráfego aéreo (CBO 3425-05): Imagine estar sentado em uma cabine de controle, cercado por telas e painéis, enquanto centenas de aviões cruzam o céu. Essa é a vida de um controlador de tráfego aéreo, que garante que cada voo siga seu caminho com segurança, evitando colisões e problemas operacionais. Para chegar lá, você precisa ter concluído o ensino médio e completado cursos de especialização que variam de 200 a 400 horas. A experiência prática é crucial, e geralmente leva de três a cinco anos para se tornar um especialista nessa área. Trabalhar como controlador de tráfego aéreo significa lidar com horários irregulares, desde madrugadas silenciosas até tardes agitadas, e enfrentar situações de alto estresse, mas a sensação de manter o céu seguro vale cada momento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1,983 profissionais que atuam como Controlador de tráfego aéreo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 7,667.04 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 5,000, enquanto a mediana fica em R$ 7,667.04, com o terceiro quartil chegando a R$ 11,296.30. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 17,135.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos controladores de tráfego aéreo, que oscila entre R$ 5,000 e R$ 11,296.30, é considerada confortável no contexto brasileiro, onde salários acima de R$ 5,000 são vistos como proporcionando uma melhor qualidade de vida. Ainda, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, com a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% sugerindo que há espaço para aumentos significativos com experiência e habilidades adicionais.
O mercado de trabalho para controladores de tráfego aéreo no Brasil registrou um saldo de 7 contratações líquidas até julho de 2025, representando uma melhora significativa de 29 pontos em relação ao saldo negativo de -22 no mesmo período do ano anterior. Essa reversão sinaliza uma recuperação na demanda por profissionais nesta área, refletindo possivelmente um aumento na atividade aérea e nos esforços de modernização das infraestruturas de controle de tráfego.
Na análise setorial, a operação de aeroportos e campos de aterrissagem destaca-se como o setor que mais contribuiu para as contratações, com um saldo de 15 novas vagas. Logo atrás, o serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação somou 7 contratações líquidas. Os setores de atividades de estudos geológicos, holdings de instituições não financeiras e instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado completaram o top 5, com saldos de 4, 3 e 3, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.