Conservador de via permanente (CBO 9911-05): Imagine que você é o responsável por manter as vias ferroviárias em perfeitas condições para que trens possam circular com segurança e eficiência. Essa é a missão dos conservadores de via permanente. Para exercer esta função, é necessário ter o ensino fundamental completo, embora a prática no local de trabalho seja crucial para o pleno desempenho. Os conservadores trabalham principalmente à noite, em equipes, e podem enfrentar condições desafiadoras, como trabalhar em locais subterrâneos ou em posições desconfortáveis por longos períodos. Apesar dos desafios, a sensação de manter as vias em perfeito estado é recompensadora.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 7,510 profissionais que atuam como Conservador de via permanente (trilhos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,806.21 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,568.29, enquanto a mediana fica em R$ 1,806.21, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,280.56. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,240.37, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos conservadores de via permanente (trilhos) tende a ser vista como baixa pela maioria dos brasileiros, situando-se abaixo de R$ 3,000.00, que é frequentemente associado a insatisfação. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que há espaço para crescimento profissional. Essa oportunidade de progresso pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para conservadores de via permanente (trilhos) no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de 445 contratações, representando uma redução de 488 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa diminuição sinaliza um desaceleração significativa no ritmo de contratações, embora ainda haja um saldo positivo, mostrando que a demanda por esses profissionais continua, embora em menor escala.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, a construção de rodovias e ferrovias, que adicionou 351 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, a instalação de máquinas e equipamentos industriais, que trouxe 28 novas vagas. Logo atrás, a fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes, com 19 novas oportunidades. Outras obras de engenharia civil e a construção de edifícios completam o top 5, com 16 e 14 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.