Comissário de Vôo (CBO 5111-05): Imagine ser a ponte entre os céus e os passageiros, garantindo que cada voo seja seguro, confortável e memorável. Esses profissionais são os anjos da guarda a bordo, cuidando de todos desde o momento em que entram no avião até quando pisam novamente no solo. Com um ensino médio e um curso de qualificação profissional de 200 a 400 horas, os comissários de voo estão prontos para enfrentar qualquer situação, desde servir uma refeição a lidar com emergências. Trabalham em horários irregulares, muitas vezes em altitudes elevadas, e enfrentam situações de estresse, mas o sentimento de satisfação ao ver os passageiros felizes compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 11,247 profissionais que atuam como Comissário de vôo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 7,603.06 e uma carga horária de 50 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 6,547.96, enquanto a mediana fica em R$ 7,603.06, com o terceiro quartil chegando a R$ 8,837.35. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,251.50, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos comissários de vôo, que oscila entre R$ 6,547.96 e R$ 8,837.35, é vista como bastante confortável no contexto brasileiro, onde salários acima de R$ 5,000.00 são considerados satisfatórios. No entanto, a margem de crescimento é claramente evidente, com a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% sugerindo que há espaço para progressão salarial com experiência e dedicação. Isso pode encorajar muitos profissionais a buscar aprimoramento contínuo em suas carreiras.
O mercado de trabalho para comissários de voo no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de 136 contratações, representando uma redução de 16 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 152. Essa diminuição sugere que, embora o setor continue a gerar empregos, o ritmo de crescimento tem se modificado, possivelmente refletindo as flutuações do setor aéreo.
O transporte aéreo de passageiros regular é o setor que mais contribui para essas contratações, com um saldo de 145. Em segundo lugar, com apenas 6 contratações, está o transporte rodoviário de carga, seguido por setores como o comércio atacadista especializado em produtos intermediários, comércio varejista de calçados, e comércio atacadista de produtos de higiene pessoal, todos com saldos muito menores.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.