Capitão de manobra da marinha mercante (CBO 2151-10): Imagine-se no comando de uma embarcação, navegando pelos mares e rios do mundo, lidando com cargas, passageiros e manobras complexas. Essa é a vida de um capitão de manobra da marinha mercante, um profissional altamente qualificado que precisa de um bacharelado em Ciências Náuticas, obtido em escolas especializadas como o Ciaga no Rio de Janeiro ou o Ciaba em Belém. Após a formação, a experiência pode variar de zero a sete anos, dependendo das exigências regulatórias. Os capitães trabalham em condições que variam desde o conforto relativo de grandes navios até as águas turbulentas de rios e canais, enfrentando desafios como a coordenação de equipes e a observância de normas internacionais de segurança e meio ambiente.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 114 profissionais que atuam como Capitão de manobra da marinha mercante, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 10,000 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,231.38, enquanto a mediana fica em R$ 10,000, com o terceiro quartil chegando a R$ 18,740. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 41,235, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os capitanias de manobra da marinha mercante têm uma remuneração que, em sua maioria, se enquadra na faixa de salários altos e atrativos, acima de R$ 10,000. No entanto, a grande variação entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude salarial sugere que, com o tempo e experiência, os profissionais podem alcançar remunerações muito altas, mantendo assim a motivação e o desejo de progredir na carreira.
O mercado de trabalho para capitães de manobra da marinha mercante no Brasil está mostrando sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 11, um aumento significativo de 10 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era apenas 1. Essa melhoria reflete uma demanda crescente por esses profissionais no setor marítimo.
Os serviços de comunicação multimídia - SCM são os grandes responsáveis por essa expansão, com 4 novas contratações. Logo atrás, o treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial trouxe 2 novas oportunidades. Outros setores como carga e descarga, atividades de associações de defesa de direitos sociais, e transporte rodoviário de produtos perigosos completam o top 5, cada um com 1 nova contratação. Esses dados indicam uma diversificação das áreas que buscam esses profissionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.