Caminhoneiro autônomo (CBO 7825-05): Imagine ser o condutor de uma máquina gigantesca, capaz de cruzar fronteiras e transportar toneladas de mercadorias. Essa é a vida de um caminhoneiro autônomo, que não apenas dirige, mas também planeja rotas, realiza inspeções e reparos, e lida com toda a burocracia envolvida no transporte de cargas. Com formação mínima de ensino fundamental e um período de experiência que varia de um a dois anos, esses profissionais são autênticos heróis da estrada. Suas jornadas podem ser longas e incertas, enfrentando horários irregulares e condições climáticas adversas, mas a liberdade de dirigir por diferentes regiões e países compensa todas as dificuldades.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 7,425 profissionais que atuam como Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,726.82 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,282, enquanto a mediana fica em R$ 2,726.82, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,450. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,319.72, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos caminhoneiros autônomos, que oscila principalmente entre R$ 2,282 e R$ 3,450, encontra-se em uma faixa salarial que, no contexto brasileiro, é vista como baixa a moderada. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, dada a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, há espaço para aumentar significativamente a remuneração, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos profissionais.
O mercado de trabalho para caminhoneiros autônomos no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 140, uma redução de 10 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar da queda, o saldo permanece positivo, indicando que o setor continua a absorver mão de obra, embora em ritmo mais lento que no ano passado.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são variados. A locação de automóveis sem condutor lidera com 24 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o cultivo de cana-de-açúcar adicionou 17 vagas. O transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, vem logo atrás com 16 novas oportunidades. O transporte rodoviário de carga, municipal, contribuiu com 15 vagas, enquanto o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, adicionou 13 novas posições.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.