Analista de transporte em comércio exterior (CBO 3421-05): Imagine ser o cérebro por trás de toda a logística de exportação e importação de mercadorias pelo mundo afora. Essa é a vida de um analista de transporte em comércio exterior. Esses profissionais são os verdadeiros mestres da logística, garantindo que cada caixa, pacote e contêiner chegue ao seu destino seguro e a tempo. Com formação pós-ensino médio, muitas vezes com especializações ou graduações tecnológicas na área de transportes, eles entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Trabalham tanto em escritórios quanto no campo, supervisionando operações de embarque, transbordo e desembarque, e lidando com a burocracia do comércio internacional. Apesar do estresse ocasional, a sensação de ver uma carga segura e bem documentada é recompensadora.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 10,194 profissionais que atuam como Analista de transporte em comércio exterior, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,321.60 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,273.18, enquanto a mediana fica em R$ 3,321.60, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,430.22. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 29,369.50, demonstrando uma grande variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos analistas de transporte em comércio exterior no Brasil varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável, situado acima de R$ 3,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa larga faixa de remuneração sugere que há espaço para ascensão e melhorias salariais com o tempo e a experiência.
O mercado de trabalho para analistas de transporte em comércio exterior no Brasil está aquecido. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 148, um aumento significativo de 73 em relação aos 75 registrados no mesmo período do ano anterior. Essa melhoria reflete uma demanda crescente por profissionais capazes de lidar com as complexidades do transporte internacional.
Os setores que mais estão impulsionando essas contratações são, em primeiro lugar, a organização logística do transporte de carga, com 47 novas vagas. Logo atrás, o agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo, trouxe 24 oportunidades. As atividades de despachantes aduaneiros também se destacaram, com 21 novos postos. O transporte rodoviário de carga e o comércio atacadista de mercadorias completam a lista, com 18 e 17 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.