Amarrador e desamarrador de embarcações (CBO 7832-40): Imagine-se no cais de um grande porto, cercado por enormes navios prontos para zarpar ou recém-chegados. Essa é a cena cotidiana para os amarradores e desamarradores de embarcações, profissionais que garantem a segurança e o correto manuseio das cargas durante o processo de carga e descarga. Sem a necessidade de formação acadêmica específica, esses heróis anônimos do transporte marítimo aprendem rapidamente as nuances do ofício, geralmente em menos de um ano. Suas jornadas podem ser longas e variadas, desde o calor intenso do sol até a escuridão da noite, sempre prontos para enfrentar as adversidades do mar e garantir que cada mercadoria chegue ao seu destino seguro e intacta.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 790 profissionais que atuam como Amarrador e desamarrado de embarcações, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,978.42 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,547, enquanto a mediana fica em R$ 1,978.42, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,628. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,455, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos amarradores e desamarradores de embarcações tende a ser vista como baixa no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários está abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os profissionais podem alcançar níveis de remuneração mais elevados, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para amarradores e desambradores de embarcações no Brasil registrou um saldo de 50 contratações até julho de 2025, um aumento de 8 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 42. Essa melhoria sinaliza uma tendência positiva no setor, refletindo possivelmente um crescimento na atividade portuária e marítima no país.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram as atividades do operador portuário, com 14 novas vagas, seguidas pelas atividades de agenciamento marítimo, que adicionaram 13 postos de trabalho. O transporte rodoviário de carga também se destacou, com 9 novas oportunidades, enquanto a navegação de apoio portuário e marítimo somaram 7 e 5 vagas, respectivamente. Esses números mostram que o crescimento está bem distribuído entre diferentes segmentos ligados à navegação e logística.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.