Agente de manobra e docagem (CBO 2151-05): Imagine ser o condutor de um gigantesco navio, guiando-o com precisão milimétrica para atracar em um porto apinhado de embarcações. Essa é a missão dos agentes de manobra e docagem, profissionais altamente treinados que comandam e orientam a navegação de embarcações em águas interiores e portuárias. Para chegar a esse posto, é necessário ter um bacharelado em Ciências Náuticas, obtido em escolas da Marinha Mercante, e experiência variável de até sete anos. Esses profissionais trabalham em consonância com normas nacionais e internacionais, garantindo a segurança e a preservação ambiental durante suas operações. Além disso, eles podem realizar inspeções e vistorias navais, coordenar manutenções e até mesmo ministrar treinamentos para novos aquaviários.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 950 profissionais que atuam como Agente de manobra e docagem, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,676.20 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,120.00, enquanto a mediana fica em R$ 5,676.20, com o terceiro quartil chegando a R$ 21,938.70. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 34,728.40, demonstrando uma grande variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos Agentes de manobra e docagem varia bastante, indo desde salários que podem ser considerados baixos até remunerações altíssimas. No entanto, a maioria dos profissionais nesta área ganha um salário que proporciona uma boa qualidade de vida, situado acima de R$ 5,000.00. A larga faixa entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, incentivando os profissionais a buscar qualificações e experiências que possam aumentar seu valor no mercado.
O mercado de trabalho para agentes de manobra e docagem no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de 17 contratações, representando uma redução de 17 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 34. Essa diminuição sugere uma desaceleração na demanda por esses profissionais, possivelmente refletindo mudanças nos setores que mais dependem desses trabalhadores.
Na ponta dos setores que mais estão contratando, a fabricação de produtos do refino de petróleo lidera com 16 novas vagas. Logo atrás, com 8 contratações, estão as obras portuárias, marítimas e fluviais. Os setores de comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas, transporte por navegação interior de passageiros e locação de mão de obra temporária compartilham o último lugar com apenas 1 contratação cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.