Agente de estação (ferrovia e metrô) (CBO 3424-05): Imagine ser o cérebro por trás do funcionamento de uma estação de metrô ou ferrovia, garantindo que cada trem chegue no horário e que tudo corra liso. Essa é a vida de um agente de estação. Para entrar nesse mundo de coordenação e controle, você precisa de um curso técnico de nível médio, e à medida que os sistemas de controle operacional se modernizam, os requisitos de qualificação tendem a aumentar. Trabalhar como agente de estação significa passar seus dias em ambientes fechados, lidando com turnos variados e, às vezes, situações estressantes. Mas, no final do dia, saber que você foi fundamental para que milhares de pessoas chegassem ao seu destino seguro e pontual é uma recompensa única.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 6,955 profissionais que atuam como Agente de estação (ferrovia e metrô), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,427.51 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,639.75, enquanto a mediana fica em R$ 4,427.51, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,515.37. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 18,270.60, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um Agente de estação varia bastante, mas a maioria dos profissionais encontra-se em um patamar que proporciona uma qualidade de vida decente, embora não seja vista como alta pelos padrões brasileiros. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, é possível alcançar remunerações muito mais atrativas nesta carreira.
O mercado de trabalho para agentes de estação de ferrovia e metrô no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de 59 contratações, representando uma redução de 75 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 134. Essa diminuição sugere que o setor enfrenta desafios na geração de empregos, embora ainda haja oportunidades disponíveis.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, principalmente, a construção de edifícios, que adicionou 169 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o transporte ferroviário de carga, com 25 vagas. A construção de rodovias e ferrovias também está em ascensão, com 5 novas posições. As redes de abastecimento de água e coleta de esgoto somaram 2 vagas, enquanto o comércio atacadista de máquinas e equipamentos deu entrada a apenas 1 nova posição.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.