Afretador (CBO 3421-20): Imagine que você é o maestro de uma sinfonia logística, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um meio de transporte, e cada acorde é uma rota planejada. Como afretador, você é responsável por orquestrar todo esse espetáculo, garantindo que cada carga chegue ao seu destino seguro e pontual. Para isso, você precisa de uma formação sólida, geralmente um pós-ensino médio com especialização ou graduação tecnológica na área de transportes, além de um ou dois anos de experiência prática. Trabalha-se em empresas de transportes intermodais, podendo ser em escritórios ou diretamente no campo, com turnos variados e em equipe multidisciplinar. Às vezes, o estresse é inevitável, mas a sensação de ter todas as peças no lugar é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 6,917 profissionais que atuam como Afretador, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,476.80 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,934.36, enquanto a mediana fica em R$ 2,476.80, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,250.00. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,129.22, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração de um afretador, que oscila entre R$ 1,934.36 e R$ 3,250.00, encontra-se na faixa de salários baixos a moderados no contexto brasileiro. Embora essa remuneração possa não ser vista como altamente satisfatória pela maioria dos trabalhadores, a existência de uma margem de crescimento substancial, especialmente para aqueles que alcançam o top 5%, indica que há oportunidades claras de progresso financeiro com o tempo e a experiência.
O mercado de trabalho para afretadores no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 293, uma redução de 16 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 309. Apesar da diminuição, o setor ainda mantém um saldo positivo, sinalizando que as contratações continuam a superar os desligamentos, embora em um ritmo mais lento.
Os setores que mais têm impulsionado as contratações são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário de carga, que não inclui produtos perigosos nem mudanças, com um saldo de 134. Logo atrás, o transporte aéreo de passageiros regular contribuiu com 71 novas vagas. Em terceiro lugar, atividades auxiliares dos transportes aéreos somaram 50 contratações. O comércio atacadista de leite e laticínios e o transporte rodoviário de carga municipal completam o top 5, ambos com 23 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.