Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) (CBO 5112-15): Imagine ser a alma viva de um ônibus, o elo entre motorista e passageiros, garantindo que tudo flua com suavidade e precisão. Esses profissionais são os verdadeiros condutores da rotina urbana, cuidando das operações dos veículos, fiscalizando horários, vendendo bilhetes e lidando com os mais diversos tipos de pessoas. Para entrar nesse mundo, basta ter o ensino fundamental e, em alguns casos, um curso profissionalizante de aproximadamente 400 horas. O trabalho é dinâmico, às vezes debaixo de sol escaldante, outras vezes em ambientes fechados ou até mesmo subterrâneos. Os cobradores enfrentam situações variadas, desde o caos matinal até a tranquilidade da noite, sempre prontos para resolver qualquer imprevisto que possa surgir.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Salvador (BA), foram levantados 4,458 profissionais que atuam como Cobrador de transportes coletivos (exceto trem), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,049.34 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,928.03, enquanto a mediana fica em R$ 2,049.34, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,196.51. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,457.64, mostrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,928.03 e R$ 2,196.51, a maioria dos cobradores em Salvador (BA) ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento, embora seja limitado. Isso sugere que, com esforço e dedicação, é possível alcançar uma remuneração mais alta, mas a margem de progressão é relativamente estreita.
Em Salvador, o mercado de trabalho para cobradores de transportes coletivos tem mostrado uma tendência de queda. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 74, representando uma redução de 40 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 114. Essa diminuição sugere que o setor está enfrentando desafios na geração de novas oportunidades de emprego.
O setor de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, lidera as contratações, somando 78 novos postos de trabalho. Em contraste, outros setores como serviço de transporte de passageiros e locação de automóveis sem condutor apresentaram resultados negativos, com saldos de 1 e -1, respectivamente. Essa disparidade mostra que, embora haja demanda em alguns segmentos, outros estão enfrentando dificuldades em manter suas equipes.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.