Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Bahia (Estado), foram levantados 7,254 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,200 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,969.49, enquanto a mediana fica em R$ 3,200, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,749.62. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,171.28, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil no estado da Bahia recebem uma remuneração que, embora variável, tende a ser considerada baixa a moderada no contexto nacional. No entanto, a margem de crescimento é claramente evidente, especialmente para aqueles que buscam ascender ao topo da escala salarial. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para progressão e melhorias salariais, incentivando os profissionais a buscar qualificações e experiências adicionais para aumentar seu rendimento.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de nível superior na educação infantil na Bahia somou 442, representando uma redução de 90 em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora haja uma diminuição, o número ainda é significativo, sinalizando que a demanda por profissionais qualificados na área de educação infantil continua relevante, embora com um ritmo mais lento.
Na Bahia, o setor de educação infantil, especialmente creches e pré-escolas, tem sido o principal empregador, com 185 e 122 novas vagas, respectivamente. O ensino fundamental também contribuiu com 55 novas posições. Outros setores, como atividades de associações de defesa de direitos sociais e atividades associativas não especificadas, adicionaram 28 e 15 vagas, respectivamente, mostrando que a diversidade de oportunidades está presente em diferentes áreas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.