Professor de matemática do ensino fundamental (CBO 2313-40): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de matemática do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversos, desde salas de aula bem equipadas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em horários variáveis, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Bahia (Estado), foram levantados 1.060 profissionais que atuam como Professor de matemática do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,051.36 e uma carga horária de 30 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,090.81, enquanto a mediana fica em R$ 3,051.36, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,595.48. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,125.48, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de matemática do ensino fundamental em Bahia (Estado) têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser considerada baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, especialmente quando se compara o primeiro quartil ao top 5%. Isso indica que, com dedicação e esforço, há oportunidades claras de progresso financeiro, permitindo que esses profissionais alcancem níveis de remuneração mais confortáveis ao longo de suas carreiras.
O mercado de trabalho para professores de matemática do ensino fundamental na Bahia tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações somou 42, um aumento de 8 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 34. Essa melhoria sugere uma tendência positiva no setor educacional, refletindo possivelmente em expansões ou melhorias nas escolas públicas e privadas.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 24 novas vagas. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola, que adicionou 16 postos de trabalho. Já a educação infantil - creche e serviços de assistência social sem alojamento contribuíram com 3 e 1 vagas, respectivamente. Embora o saldo de outras atividades de ensino não especificadas anteriormente seja zero, isso não diminui a importância dos outros setores na geração de empregos para professores de matemática.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.