O que faz um Professor de matemática do ensino fundamental?

Professor de matemática do ensino fundamental (CBO 2313-40): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de matemática do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversos, desde salas de aula bem equipadas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em horários variáveis, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.

  • Planejam e organizam aulas, adaptando-as para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Ensina matemática, além de outros componentes curriculares, dependendo da escola.
  • Avalia o processo de ensino-aprendizagem, utilizando diversas formas de avaliação.
  • Registra práticas pedagógicas, mantendo registros de atividades e desempenho dos alunos.
  • Participa de atividades educacionais e comunitárias, promovendo a integração escola-comunidade.
  • Desenvolve atividades de estudo, preparando materiais didáticos e auxiliando na resolução de problemas.
  • Trabalha em equipe, colaborando com outros professores e profissionais da escola.
  • Garante a segurança e o bem-estar dos alunos, seguindo normas de saúde e segurança.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Professor de matemática do ensino fundamental em Bahia (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

No Bahia (Estado), foram levantados 1.060 profissionais que atuam como Professor de matemática do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,051.36 e uma carga horária de 30 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,090.81, enquanto a mediana fica em R$ 3,051.36, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,595.48. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,125.48, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.

Os professores de matemática do ensino fundamental em Bahia (Estado) têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser considerada baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, especialmente quando se compara o primeiro quartil ao top 5%. Isso indica que, com dedicação e esforço, há oportunidades claras de progresso financeiro, permitindo que esses profissionais alcancem níveis de remuneração mais confortáveis ao longo de suas carreiras.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Professor de matemática do ensino fundamental em Bahia (Estado)

O mercado de trabalho para professores de matemática do ensino fundamental na Bahia tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações somou 42, um aumento de 8 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 34. Essa melhoria sugere uma tendência positiva no setor educacional, refletindo possivelmente em expansões ou melhorias nas escolas públicas e privadas.

Os setores que mais contribuíram para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 24 novas vagas. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola, que adicionou 16 postos de trabalho. Já a educação infantil - creche e serviços de assistência social sem alojamento contribuíram com 3 e 1 vagas, respectivamente. Embora o saldo de outras atividades de ensino não especificadas anteriormente seja zero, isso não diminui a importância dos outros setores na geração de empregos para professores de matemática.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Professor de matemática do ensino fundamental em outras regiões