Professor de língua portuguesa do ensino fundamental (CBO 2313-35): Imagine alguém que não só ensina, mas também inspira jovens mentes a descobrirem o poder da linguagem. Esses professores são verdadeiros condutores de uma jornada de descobertas, desde as letras até as complexidades da gramática. Para embarcar nessa missão, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. A rotina desses profissionais é tão diversificada quanto os contextos culturais e sociais das comunidades onde atuam, podendo ser em escolas públicas, privadas ou ONGs. Eles trabalham tanto em salas de aula planejadas quanto em ambientes improvisados, lidando com horários regulares e variáveis, e às vezes enfrentando desafios como a necessidade de usar a voz intensivamente.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Bahia (Estado), foram levantados 1,316 profissionais que atuam como Professor de língua portuguesa do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,577.68 e uma carga horária de 32 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,201.07, enquanto a mediana fica em R$ 3,577.68, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,261.95. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,593.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de língua portuguesa do ensino fundamental no estado da Bahia encontram-se em uma faixa salarial que varia bastante, desde remunerações consideradas baixas até salários altos e atrativos. Embora a maioria dos profissionais esteja na faixa de R$ 2,201.07 a R$ 6,261.95, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores podem alavancar suas carreiras financeiramente.
O mercado de trabalho para professores de língua portuguesa do ensino fundamental na Bahia apresenta um saldo de contratações de 38 até julho de 2025, uma redução de 3 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 41. Apesar da pequena queda, o número ainda reflete um cenário positivo, indicando que há mais contratações do que desligamentos no setor educacional.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são o ensino fundamental, com 20 novos postos, seguido pelo ensino médio, com 14 vagas. A educação infantil e outras atividades de ensino não especificadas também contribuíram, mas com saldos menores, de 3 e 1, respectivamente. Esses números mostram que a demanda por professores de língua portuguesa continua concentrada principalmente nos níveis básico e médio de ensino.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.