Motorista operacional de guincho (CBO 7825-15): Imagine um dia cheio de adrenalina, onde você precisa resgatar veículos avariados, transportar cargas pesadas e ainda garantir que tudo chegue no horário certo. Essa é a vida de um motorista operacional de guincho. Com apenas o ensino fundamental e um curso básico de qualificação, esses profissionais entram na estrada para enfrentar desafios diários. Após um a dois anos de experiência, eles dominam o ofício, capazes de definir rotas, operar equipamentos e até mesmo fazer reparos básicos. O trabalho é realizado em veículos, muitas vezes em turnos irregulares, e pode incluir situações desconfortáveis e até mesmo exposição a materiais tóxicos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Bahia (Estado), foram levantados 2,765 profissionais que atuam como Motorista operacional de guincho, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,650 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,325, enquanto a mediana fica em R$ 2,650, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,369.17. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,200.87, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas operacionais de guincho em Bahia (Estado) tende a ser vista como baixa a moderada, situando-se principalmente abaixo de R$ 3,000.00, que é frequentemente associado a insatisfação no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais, especialmente com a aquisição de experiência e habilidades adicionais. Isso sugere que, com dedicação e esforço, os profissionais podem alcançar remunerações mais confortáveis ao longo de suas carreiras.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para motoristas operacionais de guincho na Bahia cresceu significativamente, chegando a 122, contra apenas 27 no mesmo período do ano passado. Isso representa um aumento de 95, mostrando um boom no setor e refletindo possivelmente em expansões econômicas ou infraestruturais na região.
Os setores que mais impulsionaram essas contratações são, em primeiro lugar, a construção de rodovias e ferrovias, que adicionou 99 novas vagas. Logo atrás, a construção de edifícios contribuiu com 60 vagas. Em terceiro lugar, a instalação e manutenção elétrica trouxe 31 novas oportunidades. Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural, além do transporte rodoviário de carga, completam o top cinco, com 17 e 10 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.