Gerente de logística (armazenagem e distribuição) (CBO 1416-15): Imagine um mundo onde caixas, caminhões e centros de distribuição dançam em sincronia para entregar produtos ao consumidor final. Essa coreografia é dirigida pelo gerente de logística, que planeja e coordena todas as atividades operacionais de armazenamento e distribuição. Para entrar nesse universo, é necessário ter um diploma de nível superior, além de cursos especializados e mais de cinco anos de experiência. Os gerentes trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, dependendo da área específica, e podem enfrentar situações de estresse constante. Apesar dos desafios, a satisfação de ver a cadeia de suprimentos funcionando como um relógio suíço compensa todo o esforço.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Bahia (Estado), foram levantados 1,023 profissionais que atuam como Gerente de logística (armazenagem e distribuição), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,608.94 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,282.92, enquanto a mediana fica em R$ 3,608.94, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,276.39. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 17,352.20, demonstrando uma grande variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos gerentes de logística em Bahia (Estado) varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários acima de R$ 5,000.00 é vista como proporcionando uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a vasta diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os gerentes a buscar desenvolvimento contínuo e novas oportunidades para aumentar seus rendimentos.
O mercado de trabalho para gerentes de logística na Bahia tem mostrado um quadro menos otimista. Até julho de 2025, o saldo de contratações registrou -51, representando uma redução de 11 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -40. Esses números indicam que o setor está enfrentando desafios na geração de empregos, com mais desligamentos do que contratações.
Na Bahia, o setor de transporte rodoviário de carga, excluindo produtos perigosos e mudanças, foi o que mais contribuiu para as contratações, com um saldo de 9. Em segundo lugar, o comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou insumos agropecuários, registrou um saldo de 2. Os serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras, o comércio varejista de artigos de papelaria e o cultivo de soja também contribuíram com o mesmo saldo de 2, embora em menor escala.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.