Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Amazonas (Estado), foram levantados 2,213 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,276.59 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,606.32, enquanto a mediana fica em R$ 3,276.59, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,774. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,746.72, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil no Amazonas tende a ser vista como modesta, situando-se abaixo do patamar que proporciona maior satisfação no Brasil. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude de rendimentos sugere que, com dedicação e progresso na carreira, os educadores podem aspirar a remunerações mais elevadas, melhorando assim sua qualidade de vida.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil do Amazonas apresenta um saldo de contratações de 64 até julho de 2025, representando uma redução de 18 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 82. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, as outras atividades de ensino, com 27 novas vagas. Logo depois, a educação infantil - pré-escola, com 14 vagas. Em terceiro lugar, as atividades de apoio à educação somam 11 vagas. O ensino fundamental também tem seu papel, com 8 novas oportunidades. Por fim, as atividades de consultoria em gestão empresarial completam o top 5, com 4 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.