Professor de ensino superior na área de prática de ensino (CBO 2345-20): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também molda futuros educadores. Esses professores são os mestres dos mestres, dedicados à formação de profissionais da educação. Para entrar nessa nobre missão, é necessário ter um diploma de graduação, além de títulos de pós-graduação ou especialização na área. A experiência de pelo menos cinco anos é um requisito crucial, pois permite que esses educadores compartilhem suas valiosas lições aprendidas. Eles trabalham em universidades e institutos de pesquisa, em ambientes fechados, muitas vezes enfrentando horários irregulares e situações desconfortáveis, mas sempre com o propósito de inspirar e preparar novas gerações de educadores.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Amazonas (Estado), foram levantados 1.059 profissionais que atuam como Professor de ensino superior na área de prática de ensino, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,884.22 e uma carga horária de 29 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,137.74, enquanto a mediana fica em R$ 2,884.22, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,928.05. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 11,013.90, demonstrando uma discrepância substancial entre os salários mais baixos e os mais altos.
Os professores de ensino superior no Amazonas ganham um salário que, no contexto brasileiro, pode ser considerado baixo a moderado, já que a maioria dos salários abaixo de R$ 3,000.00 é associada a menor satisfação. No entanto, a existência de um top 5% que alcança mais de R$ 11,000.00 indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, é possível alcançar remunerações bastante atrativas.
As contratações de professores de ensino superior na área de prática de ensino no Amazonas até julho de 2025 mostram um saldo de -133, piorando em 21 pontos em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de -112. Esses números refletem uma tendência de redução no número de contratações, indicando possíveis desafios financeiros ou administrativos enfrentados pelas instituições de ensino superior na região.
Na análise dos setores que mais estão contratando, a educação profissional de nível técnico se destaca, com um saldo positivo de 13 novas vagas. Por outro lado, a educação superior, tanto em graduação quanto em pós-graduação, apresenta saldos negativos, com -62 e -84, respectivamente. Esses dados sugerem que há mais oportunidades em cursos técnicos do que em programas de graduação ou pós-graduação no estado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.