Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Amazonas (Estado), foram levantados 3,977 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,383.33 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,805, enquanto a mediana fica em R$ 3,383.33, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,649.34. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,303.58, demonstrando uma discreta variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos no Amazonas oscila entre níveis que podem ser considerados modestos a razoáveis no contexto brasileiro. Embora a maioria dos profissionais esteja na faixa de R$ 2,805 a R$ 3,649.34, que é vista como baixa a moderada, há espaço para crescimento. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que, com dedicação e experiência, é possível alcançar remunerações mais confortáveis, embora o potencial de crescimento seja limitado comparado a outras profissões.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no estado do Amazonas tem mostrado sinais de recuperação. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 28, um aumento significativo de 31 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era negativo (-3). Esses números indicam um claro crescimento na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para essa expansão são, principalmente, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, que adicionou 76 novas vagas. Em segundo lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, com 12 vagas. A locação de automóveis sem condutor também se destaca, com 6 novas oportunidades. Outros setores, como preparação de canteiro e limpeza de terreno, e o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, contribuíram com 4 e 2 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.