Motorista de furgão ou veículo similar (CBO 7823-10): Imagine que você é o condutor de um veículo que não só transporta pessoas ou mercadorias, mas também é a ponte entre o ponto A e o B. Esses motoristas são os verdadeiros guerreiros das estradas, enfrentando trânsito caótico, chuvas torrenciais e até mesmo a burocracia do dia a dia. Para entrar nesse mundo, basta ter concluído a quarta série do ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação profissional de até 200 horas. Com um ou dois anos de experiência, você estará pronto para enfrentar as adversidades da estrada. O trabalho é realizado de forma individual, em veículos, e os horários são irregulares, podendo variar muito dependendo da demanda. Além disso, os motoristas precisam lidar com a pressão constante e o estresse que acompanham a profissão.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Amazonas (Estado), foram levantados 3,266 profissionais que atuam como Motorista de furgão ou veículo similar, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,100 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,898.05, enquanto a mediana fica em R$ 2,100, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,805. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,474.63, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,898.05 e R$ 2,805, a maioria dos motoristas de furgão no Amazonas ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma margem considerável para avanço profissional, sugerindo que com experiência e qualificações extras, há possibilidades reais de melhoria salarial.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para motoristas de furgão ou veículo similar no estado do Amazonas somou 161, representando uma redução de 93 em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora haja uma diminuição, o saldo positivo sugere que o setor ainda está em expansão, embora a taxa de crescimento tenha diminuído significativamente.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, com 66 novas vagas. Logo atrás, a construção de rodovias e ferrovias adicionou 24 postos de trabalho. Outros setores importantes incluem o transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo, que gerou 15 novas vagas, e a construção de redes de transportes por dutos, que contribuiu com 9 vagas, assim como o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.